"Percebemos que os valores humanos foram esquecidos. Para que a criança possa florescer como uma linda árvore, que dará frutos e flores, é preciso que seja regada com muito amor. Oferecendo para as crianças uma formação que priorize o desabrochar dos valores humanos, estaremos dando o primeiro passo a caminho de uma sociedade global mais justa e equilibrada. Todos nós somos responsáveis pelo futuro da humanidade, e as crianças são as sementes renovadoras desta plantação".

quarta-feira, 6 de março de 2013

"construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem convive".

O início deste ano de 2013 dedica-se a um trabalho conjunto de todos da equipe de explorar o eixo identidade e autonomia com o objetivo das crianças desenvolverem e reconhecerem a sua própria imagem, percebendo-se como seres únicos, com corpo, hábitos e preferencias próprias.  A medida que os pequenos vão sendo atendidos nas suas necessidades básicas, eles passam a identificar as pessoas que cuidam delas e aprendem a se localizar no ambiente. Aos poucos, também percebem que são distintas das outras pessoas e passam por um estágio de reconhecimento da própria imagem diante do espelho, marca da passagem que diferencia o "eu" do outro. A utilização de espelhos no ambiente da sala, favorece a construção da identidade da criança.Além disso, a hora do banho, do mamá e outras situações que envolvam o toque, são essenciais para a construção de vínculos e para que ela reconheça a si própria e vá se apropriando do mundo que a cerca. É nessa relação cotidiana de troca,de toque e de fala que as crianças vão ganhando confiança em si mesmas, nos demais e no ambiente que a cerca, assegurando a aquisição gradativa da linguagem e ampliando seu repertório linguístico. É muito importante que o educador, ciente do seu papel e da relevância de explorar o eixo identidade/autonomia, propicie um ambiente que esteja permeado pela imagem das crianças e dos seus familiares, pela escrita do seu nome e dos demais colegas da turma e que também favoreça situações onde os pequenos possam perceber a si, nomear e diferenciar o seu corpo e também aos demais.







 

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